DETRAN ES – IPVA, Quando pagar? Confira a Tabela

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um imposto cobrado dos proprietários de veículos terrestres. No Espírito Santo, o responsável por viabilizar o pagamento do IPVA pelos contribuintes é o DETRAN ES.

Para começar, é preciso estar atento ao calendário do pagamento para saber qual é o momento certo de pagar o IPVA do seu veículo. Isso varia de acordo com a dezena final da sua placa.

No site do DETRAN ES há um calendário bastante completo que pode auxiliar os motoristas e contribuintes na hora de pagar o IPVA de seus veículos. Para acessá-lo, basta acessar o site do DETRAN-ES, quando a página principal abrir, basta clicar no link “Calendário IPVA 2014”, localizado bem no centro da página.

ipva 2014

Tabela IPVA Detran ES 2014

Depois de entrar no link, para encontrar o dia em que você deve fazer o pagamento do seu IPVA 2014 é preciso fazer uma leitura nos sentidos vertical e horizontal da tabela (elas estão em PDF e precisam ser baixadas através dos links que estão na página, abaixo do texto de instrução).

O primeiro passo é procurar a primeira vez que aparece o final da placa do seu veículo na tabela. Por exemplo: se o final da placa é 01, ela está na segunda coluna, na quinta linha da tabela. Depois de encontrar o número da sua placa basta olhar na coluna vertical (dia) para saber em que dia você deve pagar o seu IPVA. Feito isso, olhe na primeira linha da coluna onde está a dezena final da sua placa. Ali você encontra o mês do pagamento.

Fácil, não? Fique atento e se informe! O contribuinte que não quitar o seu IPVA não pode ter o veículo apreendido, mas será multado. Além disso, ao ficar inadimplente com este imposto, não é possível quitar o licenciamento do veículo. Lembrando que a o atraso no licenciamento pode sim acarretar em apreensão.

IPVA 2014 DETRAN ES

Confira a tabela do IPVA 2014 Detran ES aqui!

 Portanto, fique atento aos prazos e não deixe a situação do seu veículo se transformar numa bola de neve!

8 Comentários sobre “DETRAN ES – IPVA, Quando pagar? Confira a Tabela”. Participe também!
  1. Lenoél Vieira de Carvalho

    Com relação ao licenciamento de veículo (IPVA), porque é tão difícil saber o valor a pagar, já que não é divulgado. Hoje é dia 26/04, sendo que a cota única vence no dia 02/05 e ainda não recebí o documento destinado ao pagamento, caso tivesse acesso ao valor com mais antecedência teria me programado para quitação com menos sacrifício. Obrigado

  2. Neimar da Conceição Nogueira

    Esta muito complicado pra imprimir a 2ª via do boleto! Perde-se muito tempo navegando onde não há nescessidade!

  3. conceiçao leal

    PRECISO OBTER GUIA PARA PAGAMENTO IPVA/2014 VEICULO VITORIA ES, POREM NAO CONSIGO. COMO DEVO PROCEDER ??

  4. nadir

    Como devo proceder p/ adquirir o Boleto p/ Net para pagamento/ IPVA 2014., meu automóvel.

    • Rosangela magalhães

      Este site não funciona. É só de enfeite.

  5. rezende

    gostaria de saber se no caso de mudança de titularidade , e necessario quitar o IPVA lembrando que o mesmo só vencer no mês seguinte, tenho duvida pois estou comprando um carro e ele esta nesta situação

  6. samuel fernanandes de araujo junior

    quero consutar o ipva

  7. Gabriel

    Que site péssimo… muito complicado…

Faça um Comentário