DETRAN ES Licenciamento 2014 – Consulta e Informações

Segundo a legislação de trânsito brasileira, todo veículo precisa estar licenciado para rodar pelas ruas e estradas do país. O licenciamento de todo veículo deve ser renovado anualmente. No Espírito Santo o responsável por viabilizar o recolhimento deste pagamento junto aos proprietários dos veículos é o DETRAN – ES.

O processo de renovação do licenciamento envolve o recolhimento dos impostos, taxas e multas devidas pelo dono do veículo. Junto com o Licenciamento é cobrado também o Seguro Obrigatório (DPVAT).

licenciamento detran

DETRAN ES Licenciamento

Assim como no caso do IPVA, é preciso estar atento ao calendário do pagamento para saber qual é o momento certo de pagar o licenciamento do seu veículo. Isso varia de acordo com a dezena final da sua placa.

No site do DETRAN ES também há um calendário bastante completo que pode auxiliar os motoristas. Para acessá-lo o procedimento é muito parecido com o que é feito para acessar a tabela do pagamento do IPVA: basta acessar o site do DETRAN-ES, quando a página principal abrir, basta clicar no link “Calendário 2012 Licenciamento”, localizado bem no centro da página.

http://detranes.net/wp-content/uploads/2014/01/Tabelas_Licenciamento_2014.jpg

Tabela Licenciamento 2014 Detran ES

Para saber exatamente o dia em que você deve fazer o pagamento do licenciamento do seu veículo é preciso fazer uma leitura nos sentidos vertical e horizontal da tabela disponível na página.

Primeiro, procure a primeira vez que aparece o número de seu final de placa na tabela. Por exemplo: se o final da placa é 01, ela está na segunda coluna, na quinta linha da tabela. Agora basta olhar na coluna vertical para descobrir qual é o dia em que você deve pagar seu licenciamento. Feito isso, na primeira linha da coluna onde está a dezena final da placa é possível encontrar o mês do pagamento.

Lembrando que o não pagamento do licenciamento acarreta em apreensão do veículo, multa de R$ 191,54 e sete pontos na carteira, já que trata-se de uma infração gravíssima. Portanto, foque atento aos prazos e não se esqueça de pagar o seu!

18 Comentários sobre “DETRAN ES Licenciamento 2014 – Consulta e Informações”. Participe também!
  1. antonio carlos

    registrei meu endereço residencial para recebimento de documemtos referentes, mas não tive resposta de nada, pois tenho que fazer contato pessoal para buscar documentos atrasados. o que fasso para receber cartas do detra?

  2. ADMILSON SILVA FERRES

    O MEU DOCUMENTO FOI PAGO DESDE O DIA 17/12/2012 E AINDA NÃO CHEGOU NO MEU ENDEREÇO. O QUE DEVO FAZER.. MEU CARRO É ISENTO ANO 92

    • wellington

      ser tiver multas pendentes seu documento não sera enviando para seu endereço. obs ; resposta adilson tavaves

  3. marco aurélio s. de andrade

    Pacientes com quadro de Neoplasia Maligna como procedem para solicitar isenção do pagamento do IPVA ?

  4. selma das graças silva

    Meu IPVA chegou e ja foi feito o pagamento,Gostaria de saber quando chegara o meu licenciamento,tenho uma multa tb,chegara td junto ou terei que buscar? abraços

  5. maria ivete silva bezerra

    estou comprando um veiculo 0 aqui no E.S. com uma carta de credito de outro estado, como devo proceder, quais documentos preciso levar no DETRAN para emplacar.

  6. Gelson Padovani

    Tenho um carro corsa ano 1998 modelo 1999 com placa do Rio de Janeiro e quero fazer a transferencia para Castelo Epirito Santo sendo que o Veiculo e gasolina e gas natural no documento. Como devo proceder

  7. jose lucio florencio do nascimento

    pague o meu licenciamento no mes de maio e ainda nao recebil o meu documento do ano de 2013 que devo fazer

  8. valdecir a. martins

    recentemente adquiri uma motocicleta , licenciada no municipio de Conceição da Barra-ES, e ao dar entrada no processo de transferencia junto á ciretran de minha cidade ( apucarana-Pr) fui informado de que seria necessario o veiculo (motocicleta) estar devidamente licenciado no municipio de origem ( no caso, conceição da barra-es), como em minha cidade/estado não possui agencias do banco do Estado do espirito Santo, gostaria de saber como posso efetuar o pagamento , se possivel, em minha cidade ( Apucarana-Pr), se consigo imprimir alguma guia de recolhimento e efetuar o pagamento por aqui em outra agencia bancaria ( banco do brasil, caixa economica federal, ou algum outro banco) .
    agradeço pela atenção, ficando no aguardo de retorno, ate mais e bom final de semana!

  9. Antonio Carlos

    Minha CNH venceu, o quais as providências que devo tomar para renovação, quais documentos e sou residente no Município de Serra devo renovar somente nCIRETRAN da Serra.
    grato,
    Antonio Carlos

  10. RENATO GALVÃO

    NESTE ANO DE 2013 PAGUEI O IPVA ATRAVÉS DO DUA(DOCUMENTO ÚNICO DE ARRECADAÇÃO/DETRAN E AINDA NÃO RECEBI O CERTIFICADO DE REGISTRO E LICENCIAMENTO DE VEÍCULO.

    • ivomar de jesus gave

      eu paguei o ipva cota unica mais seguro dpvat mais postagem do crlv mais licenciamento anual e nao chegol para mim o documento do carro, como eu faço para pegar o documento estou com o documento de 2012.creio eu que o correio nao fez a intrega. aguardo resposta.

      OBR: IVOMAR DE JESUS GAVE

  11. JOSE LUIZ REZENDE

    preciso da tabela de licenciamento de veiculo do ano 2013 , obrigado.

  12. leomir

    tem como parcela o documento atrasado e multas !

  13. Osmar V Sossai

    Deparei-me com uma situação ilusitada durante o porcesso de licenciamento de meus veículos em 2013.
    - Tenho uma moto emplacada em Vila Velha-ES;
    - Tenho um UNO emplacado em Santa Teresa-ES;
    - Tenho um FOX emplacado em Linhares-ES.

    Paguei todas as taxas e quando fui pessoalmente no DETRAN de Santa Teresa somente pude pegar o documento de Licenciamento da moto e do UNO.

    Como pode eu ser reconhecido pelo DETRAN para dois documentos e para um não? Apresentei carteira de motorista, identidade e comprovante de residencia?
    O funcionario do DETRAN não me entregou o documento e enviou para o endereço de linhares, me causando transtorno para aguardar a entrega do documento pelo correio e ainda de ter que ir buscar o mesmo no endereço de linhares.

  14. mírian claudino correa

    quero dar baixa no veículo que à 5 anos não está sendo usado ,como devo proceder,e qual será a minha despesa?
    Mírian

  15. adalberto

    como é tao dificil mecher nesta merda, quero uma pagina para aonde eu entre e retire a porcaria do documento. ´pois já é um roubo o que o detran cobra em uma moto.

  16. geraldo ivan ribeiro

    paguei todos impostos do meu veiculo e não recebi o certificado

Faça um Comentário